Por que os fatos ruins marcam mais nossa vida?

Você não se lembra muito mais dos fatos ruins que marcaram sua vida do que dos bons? Isso acontece porque as coisas boas se harmonizam com a nossa natureza que também é boa e se dissolvem, integrando-se tão perfeitamente que nem as percebemos mais; enquanto as ruins, chocando-se com a nossa natureza, ficam nos incomodando e não conseguimos digeri-las.

Para você entender melhor, faça esta experiência: encha um balde com água da torneira e em seguida acrescente um copo de água mineral. A água mineral ficará invisível, porque é da mesma natureza da água do balde. Assim acontece com os fatos bons de nossa vida: passam despercebidos por fazerem parte de nossa natureza.

Agora encha um outro balde de água e a ela acrescente óleo. Você verá que o óleo não se dissolve e ficará sempre visível no balde. O óleo não combina com a natureza da água, portanto eles não se integram um ao outro. Assim acontece com as coisas ruins de nossa vida: como não fazem parte de nossa natureza, causam-nos sofrimento.

Nosso estado natural é a felicidade. Nascemos para ser felizes, e tudo o que é infelicidade não nos pertence.

Compartilhe:

Deixe uma resposta